Gastroplastia com Derivação Intestinal ou Bypass Gástrico ou Capella

O Bypass Gástrico ou Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux (Capella) é uma técnica de tratamento cirúrgico da obesidade e doenças metabólicas que consiste em construir um novo pequeno reservatório gástrico (estômago com cerca de 50ML) e anastomosar (costurar) este reservatório com o intestino mais abaixo, cerca de 1 metro mais curto. O restante do estômago e o intestino desviado não são retirados do organismo. Ficam apenas excluídos do trajeto percorrido pelos alimentos e enzimas digestivas. Desta maneira, a quantidade de alimentos ingeridos, assim como a absorvida, é menor. Além de aumentar o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e diminuem a fome.

É uma técnica cirúrgica mista, com predominância do fator restritivo. A quantidade de alimentos que a pessoa pode ingerir é bastante limitada. A principal vantagem é a perda de peso adequada e duradoura em quase todos os pacientes que mantém mudança de hábito alimentar e práticas de atividades físicas regulares.

Algumas complicações podem ocorrer como infecção, hérnia e fístula (extravasamento do conteúdo do estômago ou intestino para a cavidade do abdômen ou para a pele), carência de macro e micronutrientes. A maioria dos pacientes tem uma excelente qualidade de vida depois dos primeiros meses da operação e é a mais realizada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias feitas no país.

Assista ao vídeo explicativo