Obesidade

A obesidade tornou-se um importante problema de saúde pública e tem aumentado sua prevalência em todo o mundo. Conseqüentemente, as doenças associadas à obesidade têm aumentado sua prevalência em igual proporção.

O tratamento clínico da obesidade por meio de dietas, medicamentos e atividade física infelizmente tem se mostrado ineficaz em produzir redução de peso substancial e durável. Por outro lado, evidências científicas têm demonstrado que intervenções cirúrgicas bariátricas apresentam os melhores resultados em termos de controle de peso e, conseqüentemente, no controle efetivo das doenças associadas à obesidade em médio e longo prazo.

De fato, uma revisão recente publicada em um dos jornais mais creditados da comunidade científica internacional (JAMA- o periódico da Associação Médica Americana) demonstrou que ao longo das últimas sete décadas a cirurgia bariátrica tem produzido, de forma consistente em pelo menos 2 anos após a intervenção (Bypass em Y de Roux), uma redução média de 70% do excesso de peso, levando a remissão do diabetes em 67% dos casos, da hipertensão arterial em 40% dos casos e das dislipidemias em 60% dos casos. Considerando-se que esses fatores estão diretamente relacionados aos acidentes vasculares cerebrais, às doenças cardiovasculares e a alguns tipos de câncer, estima-se que o impacto da cirurgia bariátrica implique em um aumento de aproximadamente 10 anos na expectativa de vida dos pacientes operados, sem considerar os enormes benefícios em termos de qualidade de vida.

Tudo isso é muito bom, não é mesmo? Bem, mas não se trata simplesmente de ir ao mercado, comprar um bem e voltar para casa com a resolução do problema. Entenda: a cirurgia bariátrica e metabólica é um processo que começa com a indicação médica correta e a decisão em fazê-la e te acompanha para a vida toda. A grande sacada está em se fazer aconselhar ao longo de todo o processo por uma equipe interdisciplinar de excelência composta por cirurgiões, nutricionistas, psicólogas, psiquiatras, endocrinologias e médicos clínicos.

Neste sentido, Dr. José Afonso Sallet criou o INSTITUTO DE MEDICINA SALLET há aproximadamente 18 anos e nos tornamos, ao longo desse período, referência mundial de excelência no tratamento cirúrgico da obesidade e doenças metabólicas.

Por todos esses motivos, aguardamos sua visita e nos colocamos à disposição para tratá-lo com uma prática médica moderna, segura e ética.